domingo, 29 de abril de 2012

Dicas para conservar e restaurar livros antigos ou adquiridos de sebos


Dicas para conservar e restaurar livros antigos ou adquiridos de sebos.

As dicas a seguir baseiam-se, nas dicas da minha companheira Juliana do Blog “o batom de Clarice”.
Obs.: Não nos responsabilizamos por qualquer dano causado ao livro, até porque são métodos experimentais, que funcionaram com ambos.

Materiais:
·         Lixa a mais fina possível (lixa de parede)
·         Lixa de unha (Para as partes do livro que a lixa maior talvez não alcance)
·         Cola branca de Ph neutro
·         Palito de dente
·         Álcool (particularmente prefiro álcool gel)
·         Pincel
·         Algodão
·         Secador de cabelo
·         Panos descartáveis de pia
·         Papel manteiga

Instruções:

Primeiro segure o livro firmemente e lixe os lados, deixando de fora a capa, lixe até que você perceba que a cor das paginas clarearam, em algumas partes pelo livro ser antigo é difícil a lixa grande penetrar, por isso a lixa de unha que possui um tamanho melhor é adicionada aos matérias, para estas partes que continuaram mais escuras, se necessário selecione até uma menor quantidade de folhas para facilitar o processo, mas não se esqueça de segurar firme, para não danificar as folhas. Após as paginas estarem mais claras use o pincel para tirar o excesso do pó, e umedeça levemente o pincel, após a retirada do pó, mas lembre-se de umedecer pouco, apenas o suficiente para retirar o restante do pó (não se preocupe se as paginas ficarem um pouco umedecidas).
Se o livro possuir rasgos na capa ou na lombada, utilize o palito para pegar pequenas quantidades de cola e aplicar no local, se for um grande rasgo na capa, utilize o papel manteiga e a cola para juntar as partes rasgadas, mas nunca se esqueça de tirar o excesso da cola, e cuidado para não derrubar cola nas paginas, mas se isso ocorrer tire o excesso do local, umedeça um algodão e passe no local.
Agora chegou a vez da capa, onde com o algodão, e o pano descartável, você irá umedecer com álcool, e passar sobre a capa e a lombada, em um único sentido (Obs.: se você acabou de restaurar a capa e a cola ainda não tiver seca e tudo, espere um tempo ou utilize o secador, e comece a limpeza da capa).
Utilizando o secador iremos coloca-lo para secar as folhas ou pelo menos aquecê-las e ventila-las, para retirar agora toda a poeira restante do primeiro processo e vestígios antigos, já que é um livro usado. Após a secagem as folhas irão ficar "armadas" e aconselho que prense o livro por algum tempo.
Outras dicas ainda são: Se o livro possuir algum cheiro ruim, coloque bicarbonato de sódio entre as folhas, e coloque o livro por alguns dias em uma caixa separada (aconselhado que faça antes do primeiro processo). A outra dica, é que se alguma folha interior estiver manchada, utilize o pano ou o algodão para limpar as folhas, mas com muito cuidado, não esfregue, “alise” a mancha em uma única direção, e depois seque.

Obs.: Qual quer duvida perguntem.
Abaixo esta o vídeo feito pela Ju do Blog “o batom da Clarice”
http://www.youtube.com/watch?v=zaC_WBNv1JA

Estas mesmas dicas e muito mais também estão em meu outro blog: http://ojornalsobretudo.blogspot.com.br/
                        Atenciosamente, ALPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário